Localizada no coração da Europa, a Alemanha está na lista entre os 10 países mais visitados do mundo.

O país possui uma cultura riquíssima, inúmeros castelos, museus, igrejas, cidades históricas com lindas casas estilo enxaimel, cenários naturais espetaculares com montanhas, lagos, rios e parques que deixam qualquer ser humano com desejo de viajar para Alemanha.

Na Alemanha, em cada região que passar encontrará uma diversidade cultural impressionante, cheia de contraste, com identidade própria e forte personalidade.

Cidades limpas e cuidadas, ruas arborizadas, pessoas educadas e muito respeito por toda parte.

PUBLICIDADE

Vai surgir um sentimento de estar em outro mundo. É exatamente isso que você irá sentir turistando em terras germânicas.

Seja na natureza ou na cidade, rústico ou moderno, o país oferece rotas para todos os gostos e idades.

Como chegar?

Como chegar - Aeroporto de Frankfurt
Como chegar – Aeroporto de Frankfurt

Diariamente partem voos do Brasil para a Alemanha. Latam e Lufthansa oferecem voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Frankfurt.

Já a Condor oferta voo direto de Fortaleza para Frankfurt. Diversas companhias aéreas como TAP, AirFrance, KLM, SWISS, Iberia, British Airways, Eurowings, entre outras, disponibilizam voos com escalas para os principais aeroportos da Alemanha.

Para os voos com escala é importante ficar atento ao tempo disponível para a conexão, pois, aeroportos como Charles de Gaulle em Paris ou Heathrow em Londres são enormes e pode ser um tanto quanto complicado encontrar o terminal de embarque correto para o destino final.

Se for fazer um voo com conexão, verifique se é necessário um visto de escala de aeroporto.

Se a conexão for em algum país que faz parte do Espaço de Schengen não é necessário visto.

Fazem parte do acordo de Schengen a maioria dos países da União Europeia — exceto Irlanda e Reino Unido; e três países que não são membros da EU — Islândia, Noruega e Suíça.

É necessário visto? (Documentos necessários)

O Brasil e a União Europeia possuem um acordo firmado que isenta os cidadãos brasileiros de vistos para viagens de curta duração (até 90 dias) no Espaço de Schengen, mas existem outros requisitos necessários listados a seguir:

  • Passaporte válido;
  • Passagem de ida e volta;
  • Seguro viagem;
  • Reserva de hotéis (se for ficar na casa de algum amigo ou familiar é necessário possuir uma carta-convite);
  • Comprovação de recursos financeiros para se manter durante o período da viagem.

Ultimamente a fiscalização na imigração dos aeroportos tem sido extremamente rígida, portanto, é fundamental que leve todos os documentos exigidos para evitar contratempos.

Após chegar no aeroporto – Imigração

Ao chegar no aeroporto, o próximo passo será passar pela Imigração. O agente migratório irá conferir toda a documentação e poderá fazer algumas perguntas para confirmar a finalidade da sua entrada no país.

Uma dica é cumprimentar cordialmente o agente migratório e aguardar.

Caso ele faça algum questionamento, limite-se a responder calmamente somente o que for perguntado, de forma simples e concisa.

Se você não fala inglês, leve um resumo escrito a parte informando que não se comunica em outro idioma e que conste as principais informações sobre sua viagem.

Os agentes são compreensivos e se necessitarem de qualquer informação adicional irá chamar outro agente que poderá se comunicar com você.

Se for fazer um voo com escala em algum país membro do Espaço de Schengen, a Imigração será feita nesse país, no entanto, a Carta Convite deve ser escrita preferencialmente no idioma do país ou em inglês.

Receba emails com os melhores descontos, promoções de passagens e ofertas de viagem! 

Caso a sua escala seja em um país que não é membro do Espaço de Schengen, como, por exemplo, Londres, você irá passar duas vezes pela Imigração.

Será necessário fazer a Imigração no país de conexão e posteriormente quando chegar na Alemanha.

É necessário tomar vacina?

Para entrar no território Europeu (no Espaço de Schengen) não existe nenhuma obrigatoriedade de vacinas para brasileiros.

É obrigatório seguro viagem?

O seguro viagem é item obrigatório para brasileiros que estão entrando no Espaço de Schengen e tem como requisito uma garantia de cobertura mínima no valor de 30 mil euros.

Imprevistos podem acontecer e os serviços de emergência na Alemanha são demasiadamente caros, certamente o seguro irá ajudar em algum contratempo.

Algumas bandeiras de cartão de crédito oferecem o seguro-viagem gratuito, desde que o mesmo tenha sido usado para comprar e pagar a passagem aérea.

O benefício também é oferecido para toda família, como cônjuge e filhos. Vale frisar que esse serviço não está disponível para todos, por isso verifique antes com sua operadora.

Moeda local (Comprar aqui ou lá?)

A moeda local da Alemanha é o Euro e a melhor maneira de comprar Euros é no Brasil, antes de viajar.

Para conseguir comprar Euros com boas taxas de câmbio, comece a pesquisar antes de viajar e vá comprando aos poucos.

De modo algum deixe para fazer as transações no Aeroporto, pois, as taxas são muito elevadas.

É importante saber que o limite de dinheiro para entrar na Alemanha sem a necessidade de declarar é de até 10 mil Euros.

Na Alemanha também existem casas de câmbio, mas se precisar trocar dinheiro, o modo mais fácil de obter Euros é fazendo saques com o seu cartão de débito ou cartão de crédito internacional, diretamente nos caixas automáticos internacionais.

Praticamente em cada agência bancária existe um caixa automático internacional. Lembre-se de habilitar seu cartão de crédito internacional para uso no estrangeiro.

Embora a Alemanha seja um país desenvolvido, o uso de cartão de crédito é algo que ainda não decolou no país, principalmente nas cidades pequenas.

Os alemães têm obsessão pelo dinheiro vivo; a maioria dos restaurantes, cafés, padarias e pontos turísticos não aceitam cartão, por isso sempre tenha uma boa quantia de Euros em mãos.

Hotéis, locadoras de veículos e grandes centros comerciais aceitam cartões de crédito sem problemas.

Línguas Oficiais

O idioma oficial do país é o alemão, mas do mesmo jeito que no Brasil, cada região possui seus dialetos específicos, que muitas vezes nem os próprios alemães de outras regiões entendem.

Não se aflija por não conhecer a língua germânica, porque o idioma internacional mais falado no país é o inglês. Por toda parte encontrará alguém que fale inglês.

Expressões ou Gírias mais populares na Alemanha

Você não precisa saber pronunciar todas as palavras corretamente, mas se tem algo que deixa os alemães felizes é um turista tentar falar algumas frases, eles adoram.

Tem algumas expressões que vale a pena conhecer e que poderão ser usadas em toda a Alemanha:

  • Hallo! Olá!

Se pronuncia “ralôu”, semelhante ao “hello” em inglês e é o nosso famoso “oi”.

  • Guten Morgen! Guten Tag! Gute Nacht! Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

É comum ouvir essas saudações ao chegar em qualquer local, porém, há uma variação regional e outras expressões comuns são: “Grüß Gott”, “Servus” ou “Moin/ Moin Moin”.

  • Ich spreche keine Deutsch. Sprechen Sie Englisch, Spanisch oder Portugiesisch?

Eu não falo alemão. O senhor(a) fala inglês, espanhol ou português?

  • Danke! Obrigado!

Os alemães usam muito essa expressão. Há variações como “Dankschön!” e “Vielen Dank!”, que querem dizer “Muito obrigado!”

  • Bitte! Por favor!  ou De nada!

Essa é outra expressão que não se passa desapercebida. Também existem variações como “Bitteschön!” ou “Bitte sehr!” que não tem uma tradução para o português, mas é como se dissesse “Muito de nada”.

  • Ein Bier, bitte! Uma cerveja, por favor!

É muito fácil pedir uma cerveja em alemão. A frase se pronuncia como se escreve. Quer pedir outra cerveja? Simplesmente diga “Nochmal, bitte!”. Outra, por favor!

  • Ja/ Nein. Sim/ Não

  • Tschüss!Tchau!

Essa é uma despedida típica informal, mas os alemães também podem se despedir formalmente dizendo: “Auf Wiedersehen!” e em seguida “Schönen Tag noch!”,  que pode ser traduzido como: te desejo um lindo dia!

Se você memorizar essas frases irá arrasar.

Preço estimado da viagem para Alemanha?

O preço estimado de uma viagem para a Alemanha não é considerado um dos mais baratos, mas tudo vai depender muito do seu planejamento e das suas necessidades.

Voos diretos, por exemplo, são mais caros que voos com escalas e a diferença de preço é considerável.

Comprar voos com antecedência pode garantir um excelente preço.

A hospedagem pode variar muito. Se for ficar em Hotel, a média de uma diária é de cerca de 85 Euros por um quarto duplo.

Hostels tem diárias bem mais em conta, a partir de 20 Euros.

Para alimentação é necessário desembolsar em torno de 30 Euros por dia por pessoa.

Do mesmo modo, pode-se reservar em torno de 20 Euros diários para os passeios turísticos.

Além do mais é necessário considerar o preço com mobilidade, que vai variar de acordo com o meio de transporte escolhido.

Quanto tempo ficar para conhecer bem o país?

Apesar da Alemanha não ser um território geograficamente grande, é um lugar com incontáveis pontos turísticos, no entanto, se deseja conhecer bem o país, reserve no mínimo 10 dias para contemplar os principais destinos e vivenciar um pouco da cultura germânica.

Melhor época para visitar (Clima)

A melhor época para visitar a Alemanha vai depender da preferência climática de cada um.

Para quem gosta de frio, quer conhecer a neve e até se arriscar em uma das várias pistas de esqui espalhadas pelo país, a melhor época é o inverno, entre dezembro e fevereiro.

A primavera começa em março e vai até junho. É uma época muito instável, há dias com temperaturas baixas e um sol que engana (esse ano, por exemplo, teve diversos dias com as 4 estações do ano: fez calor, frio, choveu e nevou).

É inacreditável a mudança de estação e entre o final de março e início de abril, de repente a vegetação seca e sem folhas do inverno dá lugar aos arbustos verdes e floridos.

Em meados de maio quando o clima começa a aumentar, os alemães iniciam os cuidados com os jardins e a plantar flores.

A maioria das casas e prédios enchem as janelas de lindas floreiras, que deixam as ruas mais alegres.

Se o inverno alemão é muito frio, o verão, por sua vez, é muito quente. Nos últimos anos a temperatura tem ultrapassado 35 °C. Julho e agosto são os meses de alta temporada.

Os pontos turísticos ficam lotados de turistas. Os lagos e praias ficam cheios de banhistas.

Em setembro inicia o outono. Para quem gosta de temperaturas amenas e deseja apreciar uma paisagem dourada, a época ideal é no final de outubro. Em novembro já começa a fazer muito frio.

Onde ficar (Hospedagem)?

São muitos os hotéis espalhados por toda a Alemanha para se hospedar. Existem os hostels que já foram mencionados, hotéis de redes conhecidas encontrados nos grandes centros e muitos hotéis familiares típicos alemães.

Se for usar transporte público, busque um hotel que tenha fácil acesso às linhas de ônibus e trem.

Muitos hotéis oferecem café da manhã incluso no preço na diária. Vivencie uma hospedagem em um hotel familiar típico alemão e desfrute do farto café da manhã servido.

Se for ficar em um hotel familiar, se atente ao horário de chegada e saída. A maioria desses hotéis não tem portaria 24 horas. Avise sempre que precisar chegar ou sair fora do horário de funcionamento da recepção.

Onde comer?

Existem muitos restaurantes com comida típica alemã espalhados por todo o país. É comum encontrar restaurantes italianos, gregos, chineses e os famosos Kebab’s.

O interessante desses restaurantes são os pratos adaptados aos sabores alemães.

Também estão espalhadas por todas as partes Padarias e Cafés (Café escrito assim mesmo, igual Português). Delicie-se com os deliciosos sanduíches, bolos e tortas oferecidos nestes lugares.

Principais comidas típicas

Se você está na Alemanha, não pode deixar de experimentar as principais comidas e bebidas típicas relacionadas a seguir:

Bretzel: é o pão mais popular da Alemanha, assado com sal e com um formato de nó. Experimente o Butterbretzel, o pão servido com manteiga.

Brötchen: a Alemanha é o país com a maior variedade de pães. São mais de 3 mil tipos diferentes para saborear. Não deixe de experimentar alguns pãezinhos no café da manhã.

Wurst: se tem algo que os alemães sabem fazer são as salsichas. As mais famosas são:

Weisswurst: servida no café da manhã com Bretzel e mostarda doce.

Currywurst: é a salsicha de porco servida cortada e com curry. Pode-se acrescentar mostarda e ketchup.

Bratwurst: é feita com a mistura de carne de porco e vaca. É servida gratinada acompanhada de molho e pão.

Wurstsalat: é uma salada de salsicha ralada grossa com cebola, pimentão e vinagre.

Schnitzel: filé de porco ou frango empanado, servido com batatas fritas ou salada de batata (Kartoffelsalat).

Eisbein ou Schweinshaxe: joelho de porco assado, cozido ou frito, que pode ser acompanhado de batata frita,  Kartoffelsalat ou chucrute, dependendo da região.

Spätzle: parecido com um macarrão caseiro. É encontrado na região sul.

Maultaschen: parece um ravioli. Pode ter recheio de carne, espinafre, entre outros. Também é um prato típico do sul da Alemanha.

Flammkuchen: se parece com uma pizza, porém com uma massa fina e crocante. O molho usado é o molho branco.

Doner Kebab: originalmente turco, esse prato foi adaptado para agradar os alemães, portanto, o Doner Kebab servido na Alemanha é único. O Kebab é uma carne assada no espeto, servido no pão com alface, tomate, repolho, cebola, pepino, etc. (pode ser preparado a gosto).

Schwarzwälder Kirschtorte: é a torta floresta negra, porém, muito diferente da feita no Brasil. Essa torta é encontrada principalmente na região da Floresta Negra.

Weissbier: é a famosa cerveja de trigo. Existe a opção sem álcool e o sabor não difere da alcoólica. Mesmo quem não ingere álcool pode experimentar a típica cerveja alemã.

Apfelschörle: é uma bebida preparada com suco de maçã e água gaseificada. A bebida pode ser comprada engarrafada, contudo os sabores diferem da preparada e é mais parecida como um refrigerante.

Spritzer: é um vinho (tinto, branco ou rosé) misturado com água gaseificada.

Spezi: é o refrigerado composto por coca-cola e fanta.

Serviço de transporte

Os serviços de transporte público na Alemanha são incríveis. Existem trens, metrôs e ônibus que conectam o país todo.

O sistema de transporte alemão é conhecido pela sua pontualidade e os veículos geralmente são muito limpos.

Independente do meio de locomoção escolhido, pode ter certeza que funcionará muito bem.

Se deslocar médias a grandes distâncias de trem é rápido e confortável; de ônibus é mais demorado, porém, mais barato.

As consultas e compras de passagens de trem podem ser feitas direto no site da Deutsche Bahn Acesse aqui.

A empresa de ônibus mais popular é a Flixbus, outras opções são a Meinfernbus, Postbus e BerlinLinienBus. As rotas e preços podem ser consultados direto nos sites das empresas.

Outra opção de transporte é o aéreo. Ryanair, Eurowings, AirBerlin, Vueling e EasyJet são linhas aéreas de baixo custo com preços muito acessíveis.

Para uma viagem de longa distância um voo pode custar mais barato que uma passagem de trem.

Seja trem, ônibus ou avião, o importante é comprar as passagens com antecedência para garantir melhores preços.

Além das opções acima, existem também os veículos de locação, que podem ser uma boa opção.

As autopistas alemãs são conhecidas por sua excelência e por não terem limite de velocidade em alguns trechos.

Outra vantagem é que não possuem pedágio. Locar um veículo é uma opção para se transportar com mais liberdade e aproveitar para apreciar a natureza.

Dica para viajar de trem pela Alemanha

Máquina para validar ticket ao viajar de trem na Alemanha
Máquina para validar ticket ao viajar de trem na Alemanha

Na Alemanha não existem catracas nas estações de trem e isso não significa que seja gratuito.

Antes de entrar em um trem, é importante validar o bilhete senão ele não tem valor.

Isso é feito em umas maquininhas amarelas. Basta colocar o ticket lá.

Pode ocorrer de ter um fiscal no trem e se ele pedir seu ticket e você não possuir ou não tiver sido validado, você será multado e o valor a ser pago pesa no bolso.

Cultura do povo Alemão

A cultura do povo Alemão é riquíssima e vai além dos estereótipos de um povo organizado, disciplinado e cheio de regras.

Eles adoram uma boa diversão e para isso há vários eventos realizados durante todo o ano no qual eles se orgulham muito por manterem as tradições vivas . Seguem alguns:

Weihnachtsmarkt (Mercados de Natal)

Realizados no mês de dezembro. Os mercados são famosos por suas barracas lindamente adornadas com temas Natalinos.

Nelas são vendidas comidas, biscoitos de natal e bebidas típicas (e muita cerveja, é claro).

Também existem barracas com diversos produtos artesanais como vinhos, licores,salsichas, etc, enfeites de natal dos mais variados tipos, jóias e muitos adornos para casa, além de roupas, gorros e meias.

Os Mercados de Natal são excelentes para comprar lembrancinhas para presentear.

Os mais famosos estão nas cidades maiores como Colônia, Berlim, Munique, Stuttgart, Frankfurt, etc., porém praticamente todas as cidades alemãs realizam os seus Mercados de Natal regionais.

Karneval (Carnaval)

Sim, existe carnaval na Alemanha. Culturalmente o carnaval é onde a população está livre para fazerem os seus protestos.

Mas há também o lado festivo em que o povo se fantasia e vai para os bailes noturnos de carnaval ou para as festas nas ruas.

Koln, Dusseldorf e Mainz  são algumas cidades que  possuem os carnavais mais famosos. Nessas cidades tem desfiles com carros alegóricos e marchinhas de carnaval.

Frühlingsfest (Festival de Primavera)

Acontece no mês de Abril e o objetivo é acolher e dar as boas vindas a chegada da estação. Há barracas com bebidas e comidas típicas, mas o destaque deste evento é o parque de diversão. São montados brinquedos como roda gigante, montanha russa, carrinhos de batida e estandes com tiro ao alvo, entre outros. Adultos e crianças podem se divertir a vontade.

Biergarten (Jardim da Cerveja)

Biergarten - Festa Alemã
Biergarten – Festa Alemã

São áreas externas com mesas em  meios a jardins e árvores para tomar cerveja e comer. No verão o sol se põe às 10h da noite e os restaurantes dão o ar da graça dos “Biergarten” que ficam lotados.

Oktoberfest (o festival de cerveja mais popular do mundo)

O evento acontece em diversas cidades, mas o mais famoso é o de Munique. É para lá que que milhares de turistas vão para prestigiar o evento.

A festa começa no final de setembro e dura até a primeira semana de outubro.

As pessoas se vestem com trajes típicos da região da Baviera e se juntam para tomar muita cerveja, comer salsichas, cantar e dançar com os vários shows que ocorrem durante o evento.

Diferenças dos Brasileiros para Alemães

Alguns costumes alemães são bem diferentes do Brasil. Para não cometer nenhuma gafe tente imergir na cultura, nos costumes e seguir algumas regras que são contrárias às do Brasil. Segue uma relação do que é permitido e o que não é:

  • Não tente fazer brincadeiras, os alemães são muito formais.
  • Papel higiênico devem ser jogados direto no vaso sanitário. As lixeiras que têm no banheiro são para os outros tipos de lixo.
  • Ao fazer um pagamento todos os centavos devem ser pagos. Isso vale na devolução do troco.
  • Nos postos de combustíveis você deve abastecer seu veículo e posteriormente ir pagar.
  • Não faça de modo algum nenhuma saudação nazista, nem de brincadeira.
  • Na Alemanha existe o horário de silêncio, respeite. O período é de segunda à sábado de 22h às 7h; domingos e feriados.
  • Na maioria dos lugares é permitido a presença de cachorros. Por mais que seja apaixonado pelos animais não saia fazendo carinho, sempre peça permissão antes.
  • Seja pontual: ninguém vai esperar se você atrasar para algum trem, ônibus ou tour.
  • Os alemães levam muito a sério o ato de brindar. Brinde olhando nos olhos de cada pessoa que esteja na mesa.
  • Não se espante ao ver um alemão soando o nariz durante uma refeição, isso é super comum.
  • Os restaurantes fecham exatamente no horário descrito. Não entre próximo ao horário de encerramento, pois eles pedirão gentilmente para você sair.
  • Os restaurantes também fecham cedo, cerca de 22h.
  • Em um restaurante a gorjeta não é incluída na conta. Se você gostou do serviço, deve falar ao garçom o valor final que deseja que seja cobrado incluindo a gorjeta (a maioria das pessoas acrescenta 10% ao valor).
  • Supermercados e lojas não abrem aos domingos e feriados. Shoppings só funcionam até às 20h de segunda à sábado.
  • A água servida nos restaurantes é sempre com gás. Se quer água sem gás, ao pedir diga que deseja “Still” (sem gás)
  • A água da torneira é muito confiável, pode tomar sem medo.
  • Banheiros públicos, em postos de combustíveis e shoppings são pagos. Tenha sempre moedas em caso de necessidade.
  • Leve adaptador para tomadas, uma vez que as alemãs têm conectores diferentes. A tensão usada no país é 220V.

O Que levar na mala

Se a sua viagem para a Alemanha é no inverno, é importante levar na mala roupas e sapatos que aquecem.

Não podem faltar cachecóis, luvas, segunda pele ou roupa térmica e meias quentinhas.

Deixe para comprar um bom casaco chegando lá, pois, os casacos do Brasil não servem para serem usados no inverno alemão.

O verão é muito quente, então coloque na mala shorts, t-shirts leves, vestidos e roupas de banho. Inclua calças jeans e algum casaco para uma eventual mudança de temperatura.

Tênis e sapatos confortáveis são essenciais em qualquer estação.

É importante levar medicamentos de uso contínuo ou para uma eventual emergência. Para não ter problemas tenha sempre a receita médica consigo.

Melhores dicas para aproveitar a viagem pela Alemanha

Para aproveitar a viagem para a Alemanha, seguem algumas das melhores dicas:

  • Existem muitas atrações que são gratuitas. Pesquise sobre elas e aproveite para economizar.
  • Deixe o Smartphone de lado e se desconecte do mundo virtual para viver o real.
  • Até mesmo pequenas cidades tem muita beleza escondida, não se prenda somente as cidades mais turísticas.
  • Esteja aberto para experimentar o novo (cultura, comida, regras, etc.).
  • Preste atenção nas decorações e detalhes dos hotéis, restaurantes ou de onde esteja.
  • Use algum aplicativo de tradução para ajudar.
  • Baixe algum mapa que possa usar offline.

Cuidados na viagem pela Alemanha

Para que a sua viagem ocorra da forma mais tranquila possível, é importante que tenha alguns cuidados:

  • Atravessar nas faixas de pedestres. Quando tiver semáforo, aguarde a luz verde para seguir.
  • Respeite as leis de trânsito, as ciclovias e os limites de velocidade. As leis são válidas para pedestres e ciclistas.
  • Sempre jogue o lixo na lixeira.
  • Respeite as regras de onde estiver.

Viajar sozinha pela Alemanha, é seguro?

A Alemanha é um dos países mais seguros do mundo e isso já é notado assim que você pisa em solo alemão, então viajar sozinha é muito seguro.

Nos centros urbanos como Berlim e Munique deve-se ter uma atenção redobrada com as bolsas, principalmente nos transportes públicos.