Trakai é uma pequena cidade da Lituânia, localizada a cerca de 30 km da capital do país, Vilnius.

A cidade é o destino perfeito para quem quer ter contato com muita beleza natural, tranquilidade e atividades ao ar livre.

Há diversos lagos em toda a cidade, palco de atividades aquáticas durante os meses de verão.

Mas a grande a estrela do local é, sem dúvida, o castelo medieval de Trakai que parece ter saído de um conto de fadas.

PUBLICIDADE

História do Castelo de Trakai

O castelo foi construído no século XIV, tendo parte de sua construção destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Lituânia e Polônia se mobilizaram para reconstruir o castelo, finalizando por volta de 1960.

O castelo é atualmente um dos mais bem preservados da região, e apesar de não ser tão grande quanto outros castelos europeus, ainda impressiona pela arquitetura gótica e o charme dos tijolos vermelhos.

O castelo fica na cidade de Trakai, que possui uma arquitetura bastante única devido à presença de grupos étnicos turcos que viveram no local entre os séculos XIV e XV, durante o reinado de Vytautas, Gram Duque da Lituânia.

Como chegar no Castelo de Trakai?

Chegando no Castelo de Trakai
Chegando no Castelo de Trakai – Imagem: BigStock

Se você está em Vilnius, chegar ao castelo é bem fácil, são apenas 30 minutos de viagem, possibilitando aos visitantes passar um dia inteiro por lá, ou mesmo um final de semana para quem dispor de mais tempo de viagem.

Para chegar à cidade há diversas formas, você pode escolher a mais atrativa para você: trem, ônibus ou carro.

As duas primeiras opções podem ser mais fáceis, se você não quiser se preocupar em procurar um lugar para estacionar.

Trem

Uma das opções mais peculiares e charmosas é, sem dúvida, fazer essa viagem de trem. Os trens partem da estação central de Vilnius (Lietuvos Geležinkeliai) com intervalos que variam entre 30 minutos a 1 hora e a passagem de ida e volta custa em torno de 3,40 euros.

É possível comprar os tickets com antecedência pela internet (http://www.litrail.lt/), recomendado durante os meses de verão, em que o número de turistas é maior e os trens podem estar cheios, principalmente para voltar para Vilnius.

Aproveitando a viagem de trem, pelo caminho você verá diversas casas bastante típicas do país, com sua pequenas estufas e casas de abelhas.

Apenas fique atento para não ir parar na estação errada, para chegar ao castelo a estação é a “Trakai”, não vá descer na estação “Senieje Trakai”.

Ônibus

Outra opção bastante fácil é por ônibus, os intervalos de partida variam entre 15 minutos a 1 hora e a passagem de ida e volta custa 3,80 euros.

Para esta opção, também é possível comprar as passagens pela internet (https://www.autobusubilietai.lt/).

Apesar da maior variedade e disponibilidade de horários para os ônibus, a recomendação de compra antecipada é a mesma para os trens.

Caminhada até o Castelo

O castelo fica a cerca de 2,5 km tanto da estação de trem quanto da estação de ônibus.

A distância pode parecer grande, entretanto a caminhada (que dura cerca de 30 minutos) é muito agradável, proporcionando a chance de observar a arquitetura e a beleza local.

Há ainda a possibilidade de escolher ir pela beira do lago ou pela avenida principal. E não precisa se preocupar com a possibilidade de se perder, por que a sinalização é muito boa; outro ponto importante é a segurança, andar por ali é bastante seguro.

Portanto, apenas aproveite o passeio, aprecie a paisagem e tire fotos pelo caminho. Mas se preferir, é possível pegar um taxi, o trajeto deve custar entre 5 e 10 euros.

Caso opte por ir de carro, você precisa seguir pela avenida Savanorių, e seguir as placas E28 (A16) na estrada.

Talvez estacionar o carro possa ser um problema, alguns moradores locais oferecem estacionamento em suas casas, apenas fique atento aos preços cobrados.

É possível parar em algumas ruas próximas ao castelo, mas os preços podem variar dependendo da rua e da estação do ano (para mais detalhes clique aqui).

Visitando Trakai

Para quem tem uma agenda de viagem mais flexível e conseguir visitar o castelo durante a semana, faça!

Os finais de semana tendem a ter mais turistas e consequentemente mais gente para os restaurantes, visitar o castelo, e realizar os passeios.

O castelo é um charme completo tanto no verão quanto no inverno, entretanto em alguns meses o número de turistas pode ser maior, como é o caso do final do outono (Novembro) e no início da primavera (Março e Abril).

A Orquestra Filarmônica Nacional da Lituânia também faz concertos ao ar livre no castelo, então, se você gosta de música clássica, é bom conferir no site deles se durante a sua visita não haverá algum concerto, tornando a sua visita ainda mais especial.

O que fazer

Primavera/Verão

Durante os meses de Primavera-Verão (de Março a Agosto) é possível sentir a felicidade dos lituânios (e muitos turistas europeus) no ar.

O clima agradável e os dias longos pedem atividades ao ar livre. Em Trakai você poderá desfrutar dessas estações do ano no seu máximo.

Como a cidade possui diversos lagos, é possível alugar pedalinhos por 1 hora (por cerca de 5 euros) para passear pelo lago ao redor do Castelo de Trakai, passeios de barco com 1 hora de duração (por cerca de 10 euros) também estão de disponíveis, e alguns corajosos ainda se aventuram a nadar.

Os passeio de barco são mais frequentes entre os meses de Maio e Julho, e menos horários estão disponíveis entre os meses de Agosto a Outubro.

Mas se você é daqueles que prefere simplesmente ficar sentado observando a paisagem, é possível encontrar diversos pontos ao redor do castelo para fazer isso.

Para quem gosta de birdwatching (Observação de pássaros) o lugar também pode ser bem convidativo.

O país recebe milhares de aves migratórias durante esse período, e observá-las ao redor do castelo é bastante fácil.

Lembre-se apenas de trazer os seus binóculos, porque não há equipamentos para alugar no local.

Para os mais aventureiros é possível fazer sobrevoos de balão de ar quente e de avião sobre a ilha do castelo, e os demais lagos da região.

Os voos de balão custam a partir de 99 euros (mais informações no site ballooning.lt ou aerocentras.lt), enquanto que os voos de avião podem ser tanto individuais quando em grupos de 3 pessoas (meia hora sai por 70 euros).

Se você estiver visitando Trakai durante o mês de junho fique atento, pois durante esse mês há a tradicional feira medieval no castelo.

A taxa para entrar na feira custa 5 euros, e você terá a oportunidade de ver centenas de pessoas vestidas com roupas típicas, músicas, danças, comidas, concursos e disputas de cavalheiros mirins e adultos. É um verdadeiro espetáculo!

Outono/Inverno

O outono (Setembro a Novembro) na Lituânia é uma das estações mais coloridas no país, se conseguir visitar o castelo durante o mês de Outubro com certeza ficará encantado.

Mas durante o outono as temperaturas já estão em declínio, então é melhor ter uma blusa sempre à mão.

Visitar o castelo durante o inverno (Dezembro a Janeiro) pode não ser a melhor opção se você é daqueles que não gostam de frio.

O inverno Lituânio pode ser bastante rigoroso, e as temperaturas negativas e a neve são constantes entre Dezembro e Fevereiro.

Castelo de Trakai no inverno
No inverno – Cheio de neve – Imagem: BigStock

Apesar do frio, o castelo de tijolos vermelhos se destaca no meio do branco da neve, conferindo um visual ainda mais charmoso e único ao lugar.

O lago que cerca o castelo congela, e aos mais corajosos há ainda a oportunidade de andar sobre ele.

Lago ao redor do Castelo Trakai congelado
Lago ao redor do Castelo Trakai congelado – Imagem: BigStock

Conhecendo o castelo

É possível entrar no castelo para conhecer o seu interior. A visita pode ser dividida em duas partes, o castelo propriamente dito e os seus arredores.

Para acessar o castelo é preciso pagar 8 euros, há desconto para estudante, basta apresentar a carteirinha e o preço cai para 4 euros.

O castelo está em um bom estado de conservação, então é possível entrar e apreciar a atmosfera do lugar. Em casa uma das sala é possível ver um pouco da história de lituânia e entender a importância daquele castelo para o local.

Interior do Castelo de Trakai
Interior do Castelo de Trakai – Imagem: BigStock

Se você estiver viajando em grupo com mais de 30 pessoas é possível contratar o serviço de guia em inglês, custa 18 euros.

Nos arredores do castelo é possível ver uma exposição bem interessante, repleta de itens da nobreza lituânia, com peças de cerâmica, selos monárquicos e animais taxidermizados.

Visitar todas as salas com calma, tirar fotos magníficas e ainda parar um pouquinho apenas para observar todo o local histórico e até mesmo se imaginar vivendo ali leva entre 2 a 3 horas.

Móveis antigos no Castelo de Trakai
Móveis antigos dentro do Castelo – Imagem: BigStock

Apenas fique atento aos horários e dias de funcionamento, pois eles variam bastante ao longo do ano:

  • Março, Abril e Outubro: de terça a domingo, das 10 até às 18 horas;
  • Maio a Setembro: de segunda a domingo, das 10 até às 19 horas;
  • Novembro a Fevereiro: de terça a domingo, das 9 até às 17 horas.

Se após tudo isso ainda sobrar um pouco de disposição, é recomendado que você faça uma pequena caminhada pelo lado de fora do castelo, a paisagem é simplesmente deslumbrante.

Nos arredores do Castelo de Trakai
Nos arredores do Castelo de Trakai – Imagem: BigStock

Onde comer

Definitivamente a visita a um lugar tão tradicional e histórico pede a degustação da comida local.

Diversas opções estão disponíveis, mas sem dúvida alguma o prato mais vendido no local são os kibinai, essa delícia local é semelhante a uma empanada e são vendidas com os mais variados recheios: carne de porco, coalhada com espinafre, cogumelos, queijo, basta escolher o seu preferido e bom apetite.

Outras iguarias lituânias também podem ser encontradas no local: Panqueca de batata (bulviniai blynai), cepelinai, gira e sopa fria de beterraba (šaltibarščiai).

Ao redor do lago do castelo há uma grande diversidade de restaurantes, para todos os gostos e bolsos.

Um lugar mais modesto, mas com uma comida deliciosa, é o restaurante Senoji kibininė.

Agora se você prefere um restaurante mais requintado, há o Bona Lounge, a vista para o castelo é simplesmente sensacional, principalmente durante a noite.

Se você ainda preferir, pode fazer um piquenique ao ar livre, curtindo a paisagem, descansando e observando a paisagem.

Se você preferir experimentar a cozinha Karaite, também há algumas opções, como Karališka senoji kibininė e Kiubetė, recomendamos o čanach, um ensopado de carne ou frango coberto com pão.

Estendendo a visita

Para quem tiver a disponibilidade de passar alguns dias em Trakai e não só conhecer o castelo, a cidade dispõe de uma rede hoteleira super charmosa e com diversas opções de atividades ao ar livre (essas atividades podem sofrer alterações nos meses de inverno) para a família e para casais (como spa e jantares românticos).

Uma delas é o Esperanza Resort & Spa, que dispõe de uma grande variedade para relaxamento e serviço de spa para os seus hóspedes.

Mas, se você não liga para todas as mordomias de um hotel, e quer apenas tranquilidade e um lugar aconchegante para passar alguns dias, a opção pode ser o Little Town Apartments, com apartamento inteiramente equipados, caso queira inclusive cozinhar.